Contacte nós +351 232 613214
Máquinas de Café Expresso
Soluções profissional personalizada

A limpeza da máquina com porta-filtro – Trabalho que vale a pena

Limpeza e higiene nas máquinas com porta-filtro - Os cuidados diários

Para que um bom café espresso mantenha o seu versátil e diversificado aroma, o procedimento de trabalho mais importante do barista é, entre outras coisas, a limpeza. Por norma, nas formações, os baristas aprendem que deve haver, pelo menos, dois panos junto à máquina. Um pano húmido limpo para os tubos do leite e um pano de microfibra para o resto da máquina, para limpar as superfícies. Junto à caixa de eliminação, deve haver ainda um pano seco para limpar os restos de borra de café do porta-filtro.

Não basta limpar a máquina ao fim do dia?

Se nos pusermos no lugar do cliente, rapidamente temos consciência daquilo que não queremos: pagar muito (demasiado) dinheiro por um produto medíocre ou muito mau.

Uma máquina limpa é o cartão de visita de qualquer café e do barista. Se se usar um bom café e se dominar a arte, o cliente terá uma bebida deliciosa à sua frente, e certamente voltará. Uma máquina limpa e bem cuidada vale muito dinheiro e exige pouco trabalho.

Cuidados após cada tiragem

Antes e depois de cada tiragem, fazer uma descarga (flush) da unidade de aquecimento sem porta-filtro para eliminar todos os restos de borra de café do filtro. Depois, lavar os filtros retirados do porta-filtro com a mesma água e secar para que o próximo café espresso não fique aguado.

Depois de preparar a espuma de leite, limpar imediatamente o tubo do vapor e, com um breve jato de vapor, libertar o tubo de todos os restos de leite. Limpar agora rapidamente os restos de café das superfícies e voltar a enroscar os porta-filtros lavados na unidade de aquecimento, para que estes voltem novamente à temperatura de funcionamento da unidade de aquecimento. Se observarmos os bons baristas, veremos que tudo isto faz parte do "espetáculo" e está na origem de um café espresso bem tirado.

Limpeza do filtro e da cabeça de aquecimento ao fim do dia

Ao fim do dia, repete-se o ritual após cada tiragem, só que agora, em vez de tirarmos um espresso, colocamos um filtro cego no porta-filtro e, com um pouco de pó de limpeza, como, por exemplo, Puly Caff, eliminamos os óleos e os restos de café da cabeça de aquecimento. Lavar tudo minuciosamente e secar. Com uma escova própria para cabeça de aquecimento, eliminamos ainda restos de pó de café da cabeça de aquecimento e, com um pano molhado, limpamos o filtro e a cabeça de aquecimento na parte de dentro. Só se a máquina for desligada durante a noite é que colocamos os porta-filtros sobre o suporte. Se a máquina permanecer ligada durante a noite (em modo de espera), voltamos a enroscar os porta-filtros limpos. Assim, na manhã seguinte a máquina ficará operacional mais rapidamente.

Brühkopf stark verunreinigt Brühkopf stark verunreinigt

A manutenção semanal das superfícies da máquina de café espresso

Pelo menos uma vez por semana, o barista dá ainda mais atenção à sua máquina com porta-filtro, pondo-a a brilhar com produtos de limpeza adequados. O resultado não agrada só os clientes...

Restos de leite e resíduos – A limpeza certa do tubo de vapor

Um dos instrumentos mais importantes na máquina com porta-filtro é o tubo de vapor para preparar a espuma de leite. Após cada utilização, limpar o tubo com um pano húmido e limpo e, depois, remover os resíduos de leite com um breve jato de vapor. Uma vez por semana, desenroscar também a cabeça do tubo com os bocais e colocá-los num ligeiro banho de limpeza com um pouco de detergente adequado para o efeito. Por fim, lavar minuciosamente o bocal, voltar a enroscá-lo e limpá-lo com um jato de vapor prolongado. Se houver resíduos de leite agarrados ao próprio tubo ou à rosca exterior, mergulhar durante uns minutos o tubo de vapor num recipiente mais alto com um pouco de detergente. 

Atenção: se se esquecer do copo com o detergente, há risco de o detergente e os resíduos de leite acabarem no depósito de água. Quando a máquina de café arrefece, o volume de água no depósito diminui e, devido ao vácuo que surge, pode ser extraído líquido do copo onde o tubo de vapor está mergulhado. Por isso, colocar o tubo de vapor na solução com detergente apenas com a máquina "quente" ou já totalmente arrefecida, e não durante toda a noite. Em caso de cuidados regulares, basta uma imersão breve.

Retrolavagem – A unidade de aquecimento e o porta-filtro

Colocar o filtro cego estanque no porta-filtro e encher, no máximo, com uma colher de chá de desengordurante de café. Colocar o porta-filtro e tirar um "espresso". Isto serve para a retrolavagem da unidade de aquecimento. Através de um leve movimento de vaivém do porta-filtro, o detergente propaga-se ainda melhor pela unidade de aquecimento. Cuidado ao soltar o porta-filtro, o sistema encontra-se sob alta pressão dado que o filtro cego não é permeável. Aguardar até a pressão diminuir através da ventilação da cabeça de aquecimento, voltar a limpar minuciosamente a unidade de aquecimento com a respetiva escova e enxaguar com água limpa/fazer flush várias vezes e de forma minuciosa à cabeça de aquecimento. Colocar brevemente a cabeça do porta-filtro e os acessórios do filtro de aquecimento utilizados numa emulsão diluída de desengordurante de café, tendo o máximo de cuidado para que o punho de plástico do porta-filtro não entre em contacto com o detergente agressivo. Lavar muito bem todas as peças debaixo de água corrente e secá-las bem. Lavar minuciosamente a base para chávenas, a bandeja de recolha e a ligação de águas residuais com muita água quente com sabão e secar.

Para terminar, limpar ainda todas as superfícies com um pano de microfibra limpo e ligeiramente húmido, limpando também minuciosamente debaixo da base das chávenas, sem esquecer a alavanca e os painéis de comando.

Conclusão

Quem vender diariamente mais um café espresso porque a qualidade é boa e convenceu o cliente, aumenta o seu volume de negócios em cerca de 600 euros num ano. Se fizermos essas contas por toda a vida útil da máquina (aprox. 10 anos), isto equivale ao preço de compra líquido de uma máquina de café espresso com porta-filtro de elevada qualidade Astoria ou Sanremo Multiboiler.